Emagreça com Saúde

O QUE É COACHING

Coaching  Integral Sistêmico

È a ampliação e a evolução do Coaching Tradicional, usando todo o escopo ferramental e conceitual do Coaching Comportamental / tradicional acrescido de ferramentas, conceitos e uma abordagem “emocional” para:

  1. Estabelecer, restaurar e construir crenças que possibilitem a realização das metas e dos objetivos estabelecidas pelo cliente;
  2. Reestruturar as competências emocionais descritas por Daniel Goleman, que definen se a pessoa possui ou não Inteligência Emocional, que são: Competência Pessoal e competência Social( serão abordadas masi a frente e com mais profundidade)
  3. Reprogramar as crenças (modelos mentais) que regem e produzem os resultados de cada indivíduo eliminando, assim as crenças e os aprendizados limitantes e potencializando as crenças fortalecedora. A reprogramação de crençasé validada pela Neurociência através da plasticidade neural e da neurogênese.

Coaching Integral Sistêmico entende que, para um profissional ter sucesso duradouro, sua saúde deve ser cuidada, sua família ser feliz, seus laços sociais consistentes, sua vida financeira equilibrada. A metodologia CIS leva o cliente a uma plenitude de vida.

Os benefícios do Coaching

Para a pessoa:

  1. Torna se mais produtivo. Atinge, de forma conssistente, um desempenho mais alto em tudo o que se determina a fazer.
  2. Adquire autoconfiança
  3. Adquire clareza em relação as suas metas e valores.Assim sendo, segue em direção ao cumprimento de suas metas de acordo com seus valores.
  4. Aprende mais e vence os bloqueios para aprender melhor.
  5. Consegue definir metas cosistentes para alcançar oque deseja e entende o que pode oferecer aos seus relacionamentos, tornando os cada vez melhores.
  6. Criaçãode um novo estilo de vida abundante
  7. Sua vida torna se mais equilibrada e com crescimento constante
  8. Adquire mais flexibilidade.
  9. Torna se mais criativo, inventivo, proativo e otimista.
  10. Transforma se mais na pessoa que quer ser.
  11. Torna se um modelo para os outros.
  12. O coaching propicia o potencial para o avanço no seu trabalho e melhores perspectivas a curto, médio e longo prazo.

 

   Qual a ligação da ciência e o Coaching Integral Sistêmico?

Segue os ramos que foram usados para estruturarar o Coaching Integral Sistêmico.

  • Psicologia Positiva:psique humana voltada para alta performance
  • Sociologia: relaçoes sociais
  • Antropologia: manifestações e comportamentos humanos
  • Teoria dos sistemas: tudo está ligado e interdependente
  • Filosofia: compreenssão crítica e racional dos princípios humano
  • Física Quântica: criaçã da realidade a partir do observador
  • Administração: compreensão dos princípios de liderança organizacional
  • Ètica: compreensão de valores na construção do caráter.

 

Como Funciona uma Sessão de Coaching?

As sessões de coaching são realizadas durante 10 a 12 encontros sendo que, desde o primeiro encontro, é realizado um diagnóstico do coachee para que se possa compreender melhor quem ele é e quais são as expectativas e necessidades dele.

Nessas sessões, o coach faz questionamentos intrigantes ao coachee, aplica técnicas, métodos e ferramentas, e realiza feedbacks a fim de instigar o cliente à reflexão, questionamento e desenvolvimento.

Durante os encontros, são trabalhados os pontos fortes e fracos do cliente. Por meio desse processo, o coachee é capaz de identificar:
  • Suas qualidades;
  • Aspectos a serem melhorados;
  • Comportamentos e crenças limitantes;
  • Pensamentos autossabotadores.
Além disso, o processo de coaching possibilita que o indivíduo:
  • Defina valores;
  • Aprimore habilidades;
  • Trace metas e objetivos assertivos;
  • Faça as mudanças necessárias.

Dessa forma, o papel do coach é estimular o cliente a identificar e demonstrar seus valores mais essenciais e incentivar uma postura de integridade pessoal. Durante as sessões o profissional de coach desperta o foco e a motivação para que o coachee possa atingir seus objetivos e uma vida mais plena.

 

O que não e coaching

Não confundem coaching pelos seguintes modelos de trabalho.

  • Mentoring: é quando um colega sênior , considerando uma pessoa com mais conhecimento e mais sabedoria especificos, dá conselhos e finciona como modelo.Tanto o mentoring quanto coaching estão relacionados, principlamente com realizações no presente e futuro.
  • Aconselhamento: é trabalahar com um cliente que se sente desconfortável ou insastifeito com sua vida.Ele está procurando direção e conselhos.O coaching é uma metodologia que traz consciência para o cliente através de questionamento e perguntas estruturadas.
  • Terapia: é o processo em que o cliente busca a cura emocional  ou alívio do sofrimento mental.Diferente do Coaching, a terapia tende a se envolver com a compreensão e a trabalhar mais experiências passadas, focando nas causas, as consequencias e os meios para lidar com essas experi~encias  de forma remediativa.Coaching não é remeativo.
  • Treinamento: é o processo de adquirir conhecimento ou habilidade através de estudo, expreriência ou ensino. O treinos é , por definição expert.O treinamento, em geral , é de um para muitos em vez de ser um a um.
  • Consultoria: um consultor oferece conhecimento e experiencia e resolve problemas de negócios ou desenvolve como um todo.
  • Ensino: o ensino passa o conhecimento do professor para o aluno.Já no coaching, quem detém o conhecimento é o cliente e não o coach.O professor é o expert e tem as respostas, já o coach possui as perguntas.
  • Tratamento: Mesmo que o cliente traga uma demanda relacionada a saúde fisica ou emocional, o processo de coaching não é, nem deve ser encarado como um tratamento. Se o cliente apresenta um forte trauma, como o caso de abuso, por exemplo, é fundamental que seja orientado a buscar um profissional da área saúde mental como psicologo ou psiquiatra.Nesses casos, é esse profissional que fará o tratamento especifico para o trauma em questão, podendo o cliente fazer o processo de coaching em paralelo, buscando a melhorar a perfomance e a realização de obejtivos.Haja vista que não há concorrência entre coaches e psicólogos.
  • Psicoterapia:Existem muitos coaches que buscam a formção em Psicologia para entender melhor a demanda de seus clientes. Da mesma forma, cada vez mais psicológos buscam a Formacão em coaching para ampliar seus horizontes e, quando pertinente, utilizar os conceitos do coaching na terapia.Isso não significa que essas áreas se confundam. O trabalho do coach está sempre orientado para o presente e o futuro, não devendo se deter em questões do passado.

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Lilian de Oliveira

POR UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL

Obrigado por estar aqui e espero poder te ajudar na sua evolução e que você possa conquistar seus objetivos com meu conteúdo.

Lilian de Oliveira

Artigos Favoritos
Publicidade